sábado, 29 de dezembro de 2012

Classificação dos pronomes


Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço.
Classificação dos pronomes
Pronome substantivo e adjetivo
Os pronomes substantivos são aqueles que substituem o substantivo, de modo a evitar possíveis repetições que porventura tornam o discurso enfadonho, sem qualidade. Dessa forma, observemos o exemplo que segue:

Meu amigo é um companheiro de todas as horas, mas parece que o seu não é.

Constatamos que o pronome possessivo “seu” teve a função de substituir o substantivo “amigo”. Razão pela qual ele assim se classifica. Agora, aproveitando esse mesmo exemplo, analisemos:

Meu amigo é um companheiro de todas as horas.

Notamos que o pronome em destaque acompanha o substantivo “amigo”. Diante de tal característica afirmamos que ele se classifica como pronome adjetivo, ou seja, é aquele que acompanha ou modifica um substantivo.


Ex2: Minha caneta é vermelha, aquelas canetas são vermelhas.

Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.

Pronomes pessoais - representam as pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
Ex: Eu não cansei de correr! 
Pronomes oblíquos: assumem as funções de complementos, como o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o complemento nominal.
Ex: Há anos ele não se move tão rápido! (complemento do verbo mover)
Vejamos um quadro com os pronomes pessoais da língua portuguesa:

PRONOMES PESSOAIS
NúmeroPessoaRetosOblíquos
Átonos (usados sem preposição)Tônicos (usados com preposição)
SingularEumemim, comigo
Tuteti, contigo
Ele/elao, a, lhe, sesi, ela, ele, consigo
PluralNósnosnós, conosco
Vósvosvós, convosco
Eles/elasos, as, lhes, sesi, eles, elas, consigo

Pronomes de tratamento - indicam o tratamento formal ou informal. São eles: 
:
Pronomes de tratamentoAbreviatura
Singular
Abreviatura
Plural
Usados para:
VocêV.VV.Usado para um tratamento íntimo, familiar.
Senhor, SenhoraSr., Sr.ªSrs., Srª.sPessoas com as quais mantemos um certo distanciamento mais respeitoso
Vossa SenhoriaV. S.ªV. Sª.sPessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, os empregamos em textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc.
Vossa ExcelênciaV. Ex.ªV. Ex.ªsUsados para pessoas com alta autoridade, como: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores, etc.
Vossa EminênciaV. Em.ªV. Em.ªsUsados para Cardeais.
Vossa AltezaV. A.V V. A A.Príncipes e duques.
Vossa SantidadeV.S.       -Para o Papa.
Vossa ReverendíssimaV. Rev.mªV. Rev.mªsSacerdotes e Religiosos em geral.
Vossa PaternidadeV. P.VV. PP.Superiores de Ordens Religiosas.
Vossa MagnificênciaV. Mag.ªV. Mag.ªsReitores de Universidades
Vossa MajestadeV. M.V V. M M.Reis e Rainhas.

Observação importante:
# O pronome de tratamento concorda com o verbo na 3ª pessoa. Por exemplo:Vossa Senhoria está feliz.
#Quando se referir à 3ª pessoa, o pronome de tratamento é precedido de sua:
Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil.



Pronomes possessivos - indicam posse de algo: meu, teu, sua, vosso...
Pronomes demonstrativos – indicam a posição de algo, situando no espaço e tempo: este, isso, aquilo...
Pronomes relativos – são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente. Observe o quadro abaixo:
Quadro dos Pronomes Relativos
Variáveis
Invariáveis

Masculino

Feminino
o qual
cujo
quanto
os quais
cujos
quantos
a qual
cuja
quanta
as quais
cujas
quantas
quem
que
onde

Note que:

a) O pronome que é o relativo de mais largo emprego, sendo por isso chamado relativo universal. Pode ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais, quando seu antecedente for um substantivo.
Por exemplo:
O trabalho que eu fiz refere-se à corrupção. (= o qual)
A cantora que acabou de se apresentar é péssima. (= a qual)
Os trabalhos que eu fiz referem-se à corrupção. (= os quais)
As cantoras que se apresentaram eram péssimas. (= as quais)

b) O qual, os quais, a qual e as quais são exclusivamente pronomes relativos: por isso, são utilizados didaticamente para verificar se palavras como "que", "quem", "onde" (que podem ter várias classificações) são pronomes relativos. Todos eles são usados com referência à pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposições:
Por exemplo:
Regressando de São Paulo, visitei o sítio de minha tia, o qual me deixou encantado. (O uso de queneste caso geraria ambiguidade.)
Essas são as conclusões sobre as quais pairam muitas dúvidas? (Não se poderia usar que depois de sobre.)

c) O relativo "que" às vezes equivale a o que, coisa que, e se refere a uma oração.
Por exemplo:
Não chegou a ser padre, mas deixou de ser poeta, que era a sua vocação natural.
d) O pronome "cujo" não concorda com o seu antecedente, mas com o consequente. Equivale a do qual, da qual, dos quais, das quais.
Por exemplo:
Este é o caderno cujas folhas estão rasgadas.
(antecedente) (consequente)
e) "Quanto" é pronome relativo quando tem por antecedente um pronome indefinido: tanto (ou variações) e tudo:
Por exemplo:
Emprestei tantos quantos foram necessários.
(antecedente)
Ele fez tudo quanto havia falado.
(antecedente)
f) O pronome "quem" refere-se a pessoas e vem sempre precedido de preposição.
Por exemplo:
É um professor a quem muito devemos.
(preposição)
g) "Onde", como pronome relativo, sempre possui antecedente e só pode ser utilizado na indicação de lugar.
Por exemplo:
A casa onde morava foi assaltada.
h) Na indicação de tempo, deve-se empregar quando ou em que.
Por exemplo:
Sinto saudades da época em que (quando) morávamos no exterior.
i) Podem ser utilizadas como pronomes relativos as palavras:
- como (= pelo qual)
Por exemplo:
Não me parece correto o modo como você agiu semana passada.
- quando (= em que)
Por exemplo:
Bons eram os tempos quando podíamos jogar videogame.
j) Os pronomes relativos permitem reunir duas orações numa só frase.
Por exemplo:
O futebol é um esporte.
O povo gosta muito deste esporte.
O futebol é um esporte de que o povo gosta muito.
k) Numa série de orações adjetivas coordenadas, pode ocorrer a elipse do relativo que.
Por exemplo:
A sala estava cheia de gente que conversava, (que) ria, (que) fumava.

Pronomes indefinidos – indicam algo de modo vago: ninguém, alguém, qualquer...
Pronome interrogativos – servem para interrogar: quem, que, qual...
Os pronomes interrogativos podem ser ainda: substantivos ou adjetivos quando acompanhados de um substantivo: Observe:
1. Quem lavou minhas roupas? = pronome substantivo
2. Quantos meses faz que você não lava sua roupa? = pronome adjetivo
Na primeira oração o pronome interrogativo substitui um possível substantivo na resposta à pergunta: “Quem lavou?” “Alguém lavou: mãe, pai, serviço de lavanderia, etc”.
Na segunda oração temos o pronome adjetivo “quantos”, pois acompanha o substantivo “meses”.
questões sobre pronomes
1) ”Os outros é QUE me chamam de Zé”. A palavra destacada é:
a) pronome indefinido substantivo e sujeito.
b) pronome indefinido adjetivo e adjunto adnominal
c) pronome relativo e sujeito
d) pronome relativo e objeto indireto
e) pronome possessivo e sujeito.
2) ”Pega ____ cadeira ali na outra sala e põe-____ aqui perto de mim.
a) Essa – a
b) Essa – la
c) Esta – la
d) Aquela – a
e) Aquela – na
3) (Univ. Fed. Viçosa) Assinale o item em que há erro no emprego do pronome demonstrativo:
a) (   ) Paulo, que é isso que você leva?
b) (   ) “Amai vossos irmãos”! são essas as verdadeiras palavras de amor.
c) (    ) Trinta de dezembro de 1977! Foi significativo para mim esse dia.
d) (    )  Pedro, esse livro que está com José é meu.
e) (    ) Não estou de acordo com aquelas palavras que José pronunciou.
4) Preencha as lacunas utilizando corretamente os pronomes demonstrativos:
a) _________ é a pessoa da qual lhe falei.
b) Não conseguiremos encontrar ________________estimados professores, pois eles já não trabalham mais aqui.
c) Empreste-me _____________livro? Há muito tento encontrá-lo.
d) Olha! Quem são _____________________convidados que acabaram de chegar?
e) ___________ foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?
5) (ETF-SP) Em "O casal de índios levou-os à sua aldeia, que estava deserta, ondeofereceu frutas aos convidados", temos:
a) dois  pronomes possessivos e dois pronomes pessoais
b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos
c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos 
d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo
6) (TRT) Destaque a frase em que o pronome relativo está empregado corretamente:
a) É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.
b) Feliz o pai cujos filhos são ajuizados.
c) Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.
d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei terminar meu quadro.
e) Os jovens, cujos pais conversei com eles, prometeram mudar de atitude.
7) (TRT) Assinale o período em que foi empregado o pronome relativo inadequado:
a) O livro a que eu me refiro é Tarde da Noite.
b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade ninguém duvida.
c) O livro em cujos dados nos apoiamos é este.
d) A pessoa perante a qual comparecemos foi muito agradável.
e) O moço de cujo lhe falei ontem é este.
8) (TRT) A desigualdade jurídica do feudalismo ..... alude o autor se faz presente
ainda hoje nos países ..... terras existe visível descompasso entre a riqueza e a pobreza.
Tendo em vista o emprego dos pronomes relativos, completam-se corretamente as lacunas da sentença acima com:
a) a qual / cujas d) o qual / por cujas
b) a que / em cujas e) ao qual / cuja as
c) à qual / em cuja as
9) (UDESC 2009) Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as orientações da norma culta.
a) Pediu a Rita que lhe explicasse tudo.
b) Então ela declarou-lhe que não voltaria mais.
c) O cocheiro propôs-lhe voltar a primeira travessa, e ir por outro caminho.
d) Ele, para lhe ser agradável, estava sempre discretamente afastado.
e) Vejamos o que lhe trouxe aqui.
10) (FCC 2009) Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
a) Os modos de ser com que se apropria a gente da cidade são os que lhes parecem mais civilizados.
b) Enfraquecida, a cultura caipira cujos valores tanta gente se encantou, cede lugar às modas citadinas, de que quase todos tomam como parâmetro.
c) A moda sempre existiu, sempre haverá quem a adote, assim como sempre haverá quem não lhe poupe o aspecto de superficialidade.
d) A moda, cujos os valores são sempre efêmeros, define as maneiras de vestir e pensar de que se comprazem os citadinos.
e) Vive-se num tempo onde as mudanças são tão rápidas que fica difícil acompanhar-lhes em sua velocidade.
11) (ACAFE 2009) Assinale a frase em que o pronome destacado em negrito está corretamente empregado.
a) Esse projeto é de 1998, onde a avenida ainda não tinha sido construída.
b) Amigo, me permita abraçar-lhe e cumprimentar-lhe pelo sucesso de seu livro.
c) Segundo o relatório técnico, tanto o prédio da prefeitura quanto o terminal rodoviário precisam de reparos: este localizado no final da Av. Salomé; aquele, no alto da Praça 23 de Maio.
d) Senhor Diretor, vosso filho já lhe telefonou e pediu para o avisar que vai atrasar-se.
e) Sem garantias mínimas de sua parte, nós não vamos poder se comprometer com a entrega do carro para ti no prazo
12) (MACK) A única frase em que há erro no emprego do pronome oblíquo é:
a) Eu o conheço muito bem.
b) Devemos preveni-lo do perigo.
c) Faltava-lhe experiência.
d) A mãe amava-a muito.
e) Quando diria-nos a verdade?
13) (UFPB 2009) Leia:
“O mesmo Senhor o disse: [...] Eu não vim a ser servido, senão a servir. E todos estes que me seguem e me assistem, todos estes que eu vim buscar, e me buscam, eu sou o que os sirvo a eles, e não eles a mim.”.
Quanto ao emprego das formas pronominais que e me, destacadas no fragmento, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
(   )   O pronome que pode ser substituído pela forma “os quais”, sem alterar o sentido do fragmento.
(   )   O pronome me, nas três ocorrências, refere-se ao termo Eu.
(   )   O pronome me, na primeira ocorrência, refere-se à expressão todos estes.
(   )   O pronome que estabelece a coesão textual, retomando a expressão todos estes.
A seqüência correta é:
a) VVFV
b) FVVF
c) VVFF
d) FFVV
e) VFVF
14) (Cesgranrio) Assinale a opção em que o pronome lhe apresenta o mesmo valor significativo que possui em: “uma espécie de riso sardônico e feroz contraía-lhe as negras mandíbulas”.
a) A mãe apalpava-lhe o coração.
b) Aconteceu-lhe uma desgraça.
c) Tudo lhe era indiferente.
d) Ao inimigo não lhe rogo perdão.
e) Não lhe contei o susto por que passei.
Gabarito:
1) A  2) E  3) C  4) a) Esta é pessoa da qual lhe falei.  b) Não conseguiremos encontrar aqueles estimados professores, pois eles já não trabalham mais aqui.  c) Empreste-me esse livro? Há muito tento encontrá-lo.  d) Olha! Quem são aqueles convidados que acabaram de chegar? e) Este foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?  5) B   6) A  7) E   8) B  9) E  10) C  11) C  12) E 13) A  14) A




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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

classificação das preposições

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.


Classificação das preposições

1. Preposições essenciais: palavras que atuam exclusivamente como preposições.
A, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com.
2. Preposições acidentais: palavras de outras classes gramaticais que podem atuar como preposições.
Como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto.
3. Locuções prepositivas: duas ou mais palavras valendo como uma preposição, sendo que a última palavra é uma delas.
Abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, em cima de, embaixo de, em frente a, ao redor de, graças a, junto a, com, perto de, por causa de, por cima de, por trás de.
A preposição, como já foi dito, é invariável. No entanto pode unir-se a outras palavras e assim estabelecer concordância em gênero ou em número.
Ex: por + o = pelo
por + a = pela
Vale ressaltar que essa concordância não é característica da preposição e sim das palavras a que se ela se une.
Esse processo de junção de uma preposição com outra palavra pode se dar a partir de dois processos:
1. Combinação: A preposição não sofre alteração.
preposição a + artigos definidos o, os
a + o = ao
preposição a + advérbio onde
a + onde = aonde
2. Contração: Quando a preposição sofre alteração.
Preposição + Artigos
De + o(s) = do(s)
De + a(s) = da(s)
De + um = dum
De + uns = duns
De + uma = duma
De + umas = dumas
Em + o(s) = no(s)
Em + a(s) = na(s)
Em + um = num
Em + uma = numa
Em + uns = nuns
Em + umas = numas
A + à(s) = à(s)
Por + o = pelo(s)
Por + a = pela(s)
Preposição + Pronomes
De + ele(s) = dele(s)
De + ela(s) = dela(s)
De + este(s) = deste(s)
De + esta(s) = desta(s)
De + esse(s) = desse(s)
De + essa(s) = dessa(s)
De + aquele(s) = daquele(s)
De + aquela(s) = daquela(s)
De + isto = disto
De + isso = disso
De + aquilo = daquilo
De + aqui = daqui
De + aí = daí
De + ali = dali
De + outro = doutro(s)
De + outra = doutra(s)
Em + este(s) = neste(s)
Em + esta(s) = nesta(s)
Em + esse(s) = nesse(s)
Em + aquele(s) = naquele(s)
Em + aquela(s) = naquela(s)
Em + isto = nisto
Em + isso = nisso
Em + aquilo = naquilo
A + aquele(s) = àquele(s)
A + aquela(s) = àquela(s)
A + aquilo = àquilo
Dicas sobre preposição
1. O “a” pode funcionar como preposição, pronome pessoal oblíquo e artigo. Como distingui-los?
- Caso o “a” seja um artigo, virá precedendo a um substantivo. Ele servirá para determiná-lo como um substantivo singular e feminino.
A dona da casa não quis nos atender.
Como posso fazer a Joana concordar comigo?
- Quando é preposição, além de ser invariável, liga dois termos e estabelece relação de subordinação entre eles.
- Cheguei a sua casa ontem pela manhã.
- Não queria, mas vou ter que ir a outra cidade para procurar um tratamento adequado.
- Se for pronome pessoal oblíquo estará ocupando o lugar e/ou a função de um substantivo.
- Temos Maria como parte da família. / A temos como parte da família
- Creio que conhecemos nossa mãe melhor que ninguém. / Creio que a conhecemos melhor que ninguém.
2. Algumas relações semânticas estabelecidas por meio das preposições:
Destino
Irei para casa.
Modo
Chegou em casa aos gritos.
Lugar
Vou ficar em casa;
Assunto
Escrevi um artigo sobre adolescência.
Tempo
A prova vai começar em dois minutos.
Causa
Ela faleceu de derrame cerebral.
Fim ou finalidade
Vou ao médico para começar o tratamento.
Instrumento
Escreveu a lápis.
Posse
Não posso doar as roupas da mamãe.
Autoria
Esse livro de Machado de Assis é muito bom.
Companhia
Estarei com ele amanhã.
Matéria
Farei um cartão de papel reciclado.
Meio
Nós vamos fazer um passeio de barco.
Origem
Nós somos do Nordeste, e você?
Conteúdo
Quebrei dois frascos de perfume.
Oposição
Esse movimento é contra o que eu penso.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

advérbios classificação flexão grau e emprego

Artigo sobre advérbios classificação, flexão, grau, emprego, locução adverbial e advérbios interrogativos

Advérbio é a palavra que modifica o verbo, o adjetivo, o próprio advérbio ou uma oração inteira.

1) Advérbios modificando o verbo

Os homens do cortiço trabalham.
Os homens do cortiço trabalham fora.

Comparando as duas frases, notamos que a segunda traz mais informação do que a primeira. Isso se deve à utilização da palavra fora, que amplia a informação expressa pelo verbo (trabalham). Fora indica onde se dá o fato de trabalhar, isto é, indica uma circunstância de lugar.
Por circunstância entende-se qualquer particularidade que determina um fato, ampliando a informação nele contida.
O advérbio modifica u verbo adicionado a ele uma circunstância.

2) Advérbios modificando adjetivo ou outro advérbio

Adolescentes malandros.
Adolescentes muito malandros.

O advérbio muito está intensificando o significado do adjetivo malandros.

Quando modifica um adjetivo ou outro advérbio, o advérbio indica apenas intensidade.

3) Advérbio modificando oração inteira

Lamentavelmente, muitas famílias ainda moram em cortiços nas grandes cidades.

O advérbio destacado está modificando todo o restante da oração.

Locução adverbial

Ás vezes temos um conjunto de palavras com a função de advérbio. A esse conjunto dá-se o nome de locução adverbial. Veja:

afirmação: com certeza, por certo, sem dúvida de fato, etc.
dúvida: talvez, acaso, provavelmente, quiça, etc.
modo: às pressas, passo a passo, de cor, em vão, em geral, frente a frente, etc.
tempo: de noite, de dia, de vez em quando, à tarde, hoje em dia, nunca mais, etc.
lugar: à esquerda, à direita, de longe, de perto, para dentro, por aqui, etc.
intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quase, tanto, tão, etc.
negação: não, nunca, jamais, etc.

Advérbios interrogativos

São as palavras: onde? aonde? donde? quando? como? por que? nas interrogações diretas ou indiretas, referentes às circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa.

1) Causa - porquê?

Por que você não me telefonou?
Gostaria de saber por que você não me telefonou.

2) Lugar - Onde?

Onde você mora?
Perguntam onde você mora.

3) Modo - Como?

Como está situação econômica do país?
A população quer saber como anda a situação econômica do país

4) Tempo - Quando?

Quando você vai parar de reclamar?
Estou perguntando quando você vai parar de reclamar.

Classificação dos Advérbios

De acordo com a circunstância que exprime, o advérbio pode ser de:

Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, nenhures, aquém, embaixo, externamente, a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta.

Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente.

Afirmação: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente.

Negação: não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum.

Dúvida: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe.

Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que(equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduáveis).

Exclusão: apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente. 
Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das árvores.

Inclusão: ainda, até, mesmo, inclusivamente, também.
Por exemplo: O indivíduo também amadurece durante a adolescência.

Ordem: depois, primeiramente, ultimamente.
Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem à festa.

Saiba que:

- Para se exprimir o limite de possibilidade, antepõe-se ao advérbio o mais ou o menos.

Por exemplo:

Ficarei o mais longe que puder daquele garoto. Voltarei o menos tarde possível.
- Quando ocorrem dois ou mais advérbios em -mente, em geral sufixamos apenas o último:

Por exemplo:

O aluno respondeu calma e respeitosamente.

Palavras e locuções denotativas

Algumas palavras e locuções, que eram consideradas advérbios, na verdade não se enquadram em nenhuma das dez classes gramaticais.
A NGB ( Nomenclatura Gramatical Brasileira) faz uma classificação à parte dessas palavras e locuções chamando-as de palavras denotativas Classificam-se em função da ideia que expressam:

Adição: ainda, além disso, etc.
Exemplo:
Comeu tudo e ainda repetiu.

Afastamento: embora
Exemplo:
Foi embora para Londres.

Afetividade: ainda bem, felizmente, infelizmente

Exemplo:
Felizmente passei de ano.
Aproximação: quase, lá por, bem, uns, cerca de, por volta de, etc.

Exemplo:
Ela quase caiu.

Designação: eis

Exemplo:
Eis-me aqui de novo.

Exclusão: apesar, somente, só, salvo, unicamente, exclusive, exceto, senão, sequer, apenas, etc.

Exemplo:
Todos saíram da sala exceto minha amiga e eu.

Explicação: isto é, por exemplo, a saber, etc.

Exemplo:
Li vários livros, a saber, os clássicos.

Inclusão: até, ainda, além disso, também, inclusive, etc.

Exemplo:
Todos saíram da sala inclusive eu.

Limitação: só, somente, unicamente, apenas, etc.

Exemplo:
ele veio à festa.

Realce: é que, cá, lá, não, mas, é porque, etc.

Exemplo:
E você sabe essa questão?

Retificação: aliás, isto é, ou melhor, ou antes, etc.

Exemplo:
Somos quatro, ou melhor, cinco.

Situação: então, mas, se, agora, afinal, etc.

Exemplo:
Afinal, quem foi que fez essa barbaridade?
Então, o senhor vai ou não vai falar comigo?

Flexão do advérbio

Outra característica dos advérbios se refere a sua organização morfológica. Os advérbios são palavras invariáveis, isto é, não apresentam variação em gênero e número. Alguns advérbios, porém, admitem a variação em grau. Observe:

1) Grau comparativo

a) de igualdade: Ele agiu tão rápido quanto eu.
b) de superioridade: Ele agiu mais rápido do que eu.
c) de inferioridade: Ele agiu menos rápido do que eu.

2) Grau superlativo

a) absoluto sintético: com o acréscimo do sufixo -íssimo:
rapidíssimo                     pertíssimo

b) absoluto analítico: com o auxílio de um advérbio de intensidade.
muito rápido                   muito perto

Emprego

1) Quando e empregam dois ou mais advérbios terminados em -mente, pode-se acrescentar o sufixo apenas no último:

Exemplo:
O candidato falou clara e francamente sobre suas propostas de governo.

2) o grau comparativo dos advérbios bem e mal é irregular: melhor e pior. Essas formas indicam também o grau comparativo dos adjetivos bom e mau. Exemplos:

Exemplo:
Veste-se  melhor do que suas amigas.
          comparativo de bem
O tecido no meu paletó é pior do que o seu.
                                 comparativo de mau, ruim

Existem, no entanto, as formas mais bem, mais mal, utilizadas, geralmente, antes dos particípios:

Exemplo:
Nunca vi uma pintura mais bem feita do que esta.
Esta prova foi mais bem formulada que a anterior.

Se os advérbios vierem depois dos particípios, são empregadas as formas melhor e pior:

Exemplo:
Esta prova foi formulada melhor do que a anterior.

3) o superlativo absoluto de bem é otimamente  e de mal é pessimamente.

Exemplo:
Saiu-se otimamente no vestibular.
Os ministros agiram pessimamente.

4) Alguns adjetivos podem ter valor de advérbio, dependendo do contexto:

Exemplo:
Coma direito, menino!
Essas crianças falam muito alto.

5) A palavra primeiro pode funcionar como advérbio quando modificar o verbo:

Exemplo: 
Mãe, eu falei primeiro.




domingo, 16 de dezembro de 2012

Regência verbal e nominal questões vestibular


QUESTÕES REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 

Marque a concordância nominal correta:

1) A dona de casa aspirou (ao pó / o pó) do tapete. 
2) Você (se lembra / lembra) dela. 
3) (esqueci / esqueci-me) do que ele me falou. 
4) O filho perdoo (o / ao) pai.     
5) Só namoro (com gente / gente) de caráter. 
6) Prefiro estudar (a / do que) assistir televisão.
7) Pagou (ao / o) banco?.  
8) Aspire (ao / o) ar da manhã.  
9) O médico assiste (o / ao) paciente. 
10) Pedro ajudava (o / ao) pai no trabalho.  
11) Para agradar (ao / o) pai, não foi á festa da escola.    
12) A loja situa-se (na / à) praça do Ferreira.   
13) Ele (simpatizava / se simpatizava) com Maria.
14) Elas aguardavam (ao / o) show ansiosamente.
15) Os políticos não atenderam (as / às) reclamações do povo.  
16) O cargo (a que/ que) aspiro está ocupado.
17) Todos os cidadãos devem obedecer (às / as) leis.       
18) Chegou (na / à) casa de sua mãe de noitinha.    
19) Respondeu (a / ao) bilhete apressadamente.          
20) O caçador visou (o / ao) alvo e atirou.     
21) (Esqueci / esqueci-me) o que ela falou.
22)  A empresa (atingiu as / atingiu às) metas desejadas



23) Em todas as alternativas, o verbo grifado foi empregado com regência certa, EXCETO em:

a) a vista de José Dias lembrou-me o que ele me dissera.
b) estou deserto e noite, e aspiro sociedade e luz.
c) custa-me dizer isto, mas antes peque por excesso;
d) redobrou de intensidade, como se obedecesse a voz do mágico;
e) quando ela morresse, eu lhe perdoaria os defeitos.
24) Uma das opções apresenta erro quanto a regência verbal. Assinale-a:

a) na sala do superintendente aspirava sempre fumaça de um legítimo havana.
b) chegando na repartição, encontrou as portas cerradas;
c) todos obedeceram às determinações superiores;
d) informei-o de que no dia 15 não haverá expediente;
e) o gerente visou todas as folhas do ofício.


25) (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.

I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.


a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II 

26) (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.


a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar).


27) (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.

a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.

(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)

28) (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.


29) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal.

a) Sua atitude implica graves punições. 
b) Assistiram o filme tranqüilos. 
c) Você aspira um momento de paz. 
d) Ela implicou ao colega. 
e) Impliquei para você.

30) (FUVEST) Indique a alternativa correta:

a) Preferia brincar do que trabalhar.
b) Preferia mais brincar a trabalhar.

c) Preferia brincar a trabalhar.
d) Preferia brincar à trabalhar.
e) Preferia mais brincar que trabalhar.

31) (FESP) Observe a regência verbal e assinale a opção falsa:
a) Avisaram-no que chegaríamos logo.
b) Informei-lhe a nota obtida.
c) Os motoristas irresponsáveis, em geral, não obedecem aos sinais de trânsito.
d)Há bastante tempo que assistimos em São Paulo.
e) Muita gordura não implica saúde.


32) (BANESPA) Assinale a alternativa em que a regência verbal é incorreta:

a) É saudável aspirar o ar da manhã.
b) Concentrei-me, visei o alvo ... e errei.
c) Informe a ele que o trem já partiu.
d) Os torcedores assistiram um grande jogo de futebol.
e) Chegou cedo a casa, e logo dormiu.

33) (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:

a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana.
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade.
e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro pretendido.

34) (TRE-MG) Observe a regência dos verbos das frases reescritas nos itens a seguir:

I - Chamaremos os inimigos de hipócritas. Chamaremos aos inimigos de hipócritas;
II - Informei-lhe o meu desprezo por tudo. Informei-lhe do meu desprezo por tudo;
III - O funcionário esqueceu o importante acontecimento. O funcionário esqueceu-se o importante acontecimento. A frase reescrita está com a regência correta em:


a) I apenas                 b) I e III apenas         c) II apenas            d) I, II e III               e) III apenas

35) (TRE-MT) A lacuna da frase "A situação ....... aspiro começou a se delinear" é preenchida, de acordo com a norma culta, por:

a) onde               b) que                      c) cujo               d) a qual                    e) a que

36) (PUC) Visando ..... objetivo, visou ..... cheque e retirou-se. De acordo com a regência do verbo visar, o preenchimento adequado das lacunas seria:

a) o - ao                        b) ao - ao           c) a - ao                d) o - o                 e) ao - o

37) (ESAF) Observe, nos períodos abaixo, a regência dos verbos e dos nomes:

1. As constantes faltas ao trabalho implicaram a sua demissão.
2. Procederemos à abertura do inquérito.
3. O cargo a que aspiramos é disputado por todos.
4. Prefiro mais estudar do que trabalhar.
5. Sua atitude é incompatível ao ambiente.

Assinale a seqüência que corresponde aos períodos corretos:


a) I, II e IV               b) I, II e III             c) II, III e IV                  d) I, III e IV                e) II, IV e V

38) (BB) Única frase com regência verbal incorreta:

a) Trata-se do ideal a que me referi.
b) As leis que carecemos são outras.                        d) São justas as punições de que se queixam? 
c) Encerrou-se o inquérito a que se procedeu.           e) Empenhemo-nos em produzir mais.

39) (BB) Opção incorreta quanto à regência verbal:

a) Prefiro ganhar a perder.                            d) Assisti a um filme.
b) Esqueceram-se de tudo.                           e) Eu lhe estimo muito.
c) Há muito que não o vejo.

40) (TJ – SP) Indique onde há erro de regência nominal:


a) Ele é muito apegado em bens materiais.
b) Estamos fartos de tantas promessas.
c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja.
d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento.
e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável.

41) Diante das orações que seguem, analise-as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição “a”:

a) Estou ávido * boas notícias.
b) Esta canção é agradável * alma.
c) O respeito é essencial * boa convivência.
d) Mostraram-se indiferentes * tudo.
e) O filme é proibido * menores de dezoito anos.

42) (IBGE) Assinale a opção em que todos os adjetivos devem ser seguidos pela mesma preposição:


a) ávido / bom / inconseqüente       b) indigno / odioso / perito       c) leal / limpo / oneroso
              d) orgulhoso / rico / sedento                       e) oposto / pálido / sábio


43) "As mulheres da noite,......o poeta faz alusão a colorir Aracaju,........coração bate de noite, no silêncio". A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é: 
a) as quais, de cujo               b) a que, no qual              c) de que, o qual        
                 d) às quais, cujo                          e) que, em cujo


44) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal 


a) Vamos assistir um bom filme.       b) Assisto em São Paulo.       c) Esqueci do livro. 
             d) Esqueci-me o livro.                              e) Atenda o telefone!


 45) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Regressando na escola, viu os amigos. 
b) Dirija-se no próximo caixa. 
c) Chegamos ao colégio atrasados. 
d) Eu sempre custo a crer nas coisas. 
e) Ela investiu para o rapaz e o agrediu.


Gabarito: 1) o pó  2) se lembra  3) esqueci-me (com preposição)  4) ao (pessoa)  5) gente 6) a  7) o (coisa) 8) o (inalar)  9) o (ferido)  10) o (alguém)     11) ao (satisfazer)  12) na  13) simpatizava  14) o  15) às     16) a que  17) aos  18) à  19) ao  20) o  21) esqueci (sem preposição) 22) atingiu as  23) B  24) B  25) A    26) D  27) C  28) A  29) A  30) C  31) A  32) D  33) D  34) B  35) E  36) E  37) B  38) B  39) E 40) A     41) A  42) D  43) D  44) B  45) C