terça-feira, 30 de julho de 2013

Significação das palavras - resumo (com exercícios)

Artigo sobre significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos com exemplos e questões extraídos dos principais vestibulares e concursos do país.

Significação das palavras

Quanto à significação, as palavras são divididas nas seguintes categorias:


Sinônimos


São palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação. Os sinônimos podem ser:

a) perfeitos
b) imperfeitos

Sinônimos Perfeitos

Se a significação é igual, o que é raro.

Exemplos:

cara – rosto
léxico – vocabulário
falecer – morrer
escarradeira – cuspideira
língua – idioma

Sinônimos Imperfeitos

Se semelhantes é o mais comum.

Exemplos:

esperar – aguardar
córrego – riacho
belo – formoso

Antônimos

É quando duas ou mais palavras têm significados contrários.

Exemplos:

aberto – fechado
sim – não
abaixar – levantar
nascer – morrer
correr – parar
sair – chegar
belo – feio

Polissemia

Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos de palavras polissêmicas:

cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca)
banco (instituição comercial financeira, assento)

manga (parte da roupa, fruta)

Homônimos

Vem do grego “homós” que quer dizer: “igual”, “ónymon” que significa “nome”. Apresentam identidade de sons ou de forma, mas de significados diferentes.
As palavras Homônimas podem ser:

a) Homônimos homófonos
b) Homônimos homógrafos

Homônimos Homófonos

São os que têm som igual e significação diferente.

Exemplos:

cerrar (fechar)serrar (cortar)
chá (bebida)xá (soberano do Irã)
cheque (ordem de pagamento)xeque (lande do jogo de xadrez)
concertar (ajustar, combinar)consertar (corrigir, reparar)
coser (costurar)cozer (preparar alimentos)
esperto (inteligente, perspicaz)experto (experiente, perito)
espiar (observar, espionar)expiar (reparar falta mediante cumprimento de pena)
estrato (camada)extrato (o que se extrai de)
flagrante (evidente)fragrante (perfumado)
incerto (não certo, impreciso)inserto (introduzido, inserido)
incipiente (principiante)insipiente (ignorante)
ruço (pardacento, grisalho)russo (natural da Rússia)
tachar (atribuir defeito a)taxar (fixar taxa)
acender (pôr fogo)ascender (subir)
acento (símbolo gráfico)assento (lugar em que se senta)
apreçar (ajustar o preço)apressar (formar rápido)
bucho (estômago)buxo (arbusto)
caçar (perseguir animais)cassar (tornar sem efeito)
cela (pequeno quarto)sela (arreio)
censo (recenseamento)senso (entendimento, juízo)

Homônimos Homógrafos

São palavras que têm grafia igual e significação diferente; devemos notar que as vogais podem ter som diferente, bem como pode ser diferente o acento da palavra. Sendo que se escrevam com as mesmas letras e tenham significação diferente.

Exemplos:

colher (substantivo) – colher (verbo)
selo (substantivo) – selo (verbo)
sede(residência) – sede (vontade de beber água)
cará (planta) – cara (rosto)
sabia (verbo saber) – sabiá (pássaro) – sábia (feminino de sábio)

Observação: As palavras podem ser ao mesmo tempo homônimos homófonos e homônimos homógrafos

Exemplos:
mato (bosque) – mato (verbo)
livre (solto) – livre (verbo livrar)
rio (verbo rir) – rio (curso de água natural)
amo (verbo amar) – amo (servo)
canto (ângulo) – canto (verbo cantar)
fui (verbo ser) – fui (verbo ir)

Parônimos

São quando duas ou mais palavras apresentam grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes. 

Exemplos:


recrear (divertir, alegrar)recriar (criar novamente)
sortir (abastecer)surtir (produzir efeito)
tráfego (trânsito)tráfico (comércio ilegal)
vadear (atravessar a vau)vadiar (andar ociosamente)
vultoso (volumoso)vultuoso (atacado de congestão na face)
imergir (afundar)emergir (vir à tona)
inflação (alta dos preços)infração (violação)
infligir (aplicar pena)infringir (violar, desrespeitar)
mandado (ordem judicial)mandato (procuração)
ratificar (confirmar)retificar (corrigir)
emigrar (deixar um país)imigrar (entrar num país)
eminente (elevado)iminente (prestes a ocorrer)
esbaforido (ofegante, apressado)espavorido (apavorado)
estada (permanência de pessoas)estadia (permanência de veículos)
fusível (o que funde)fuzil (arma)
absolver (perdoar, inocentar)absorver (sorver, aspirar)
arrear (pôr arreios)arriar (descer, cair)
cavaleiro (que cavalga)cavalheiro (homem cortês)
comprimento (extensão)cumprimento (saudação)
descrição (ato de descrever)discrição (reserva, prudência)
descriminar (tirar a culpa, inocentar)discriminar (distinguir)
despensa (onde se guardam mantimentos)dispensa (ato de dispensar)

Formas Variantes

Há palavras que podem ser grafadas de duas maneiras, sendo ambas aceitas em Português pela norma de língua culta.

Exemplos:


contacto       contato
caracter        caráter
óptica           ótica
secção          seção
cota              quota
catorze         quatorze
cociente       quociente
cotidiano      quociente

Fonte:: www.algosobre.com.br/
           www.exerciciosdeportugues.com.br
           www.mundovestibular.com.br

Questões de vestibulares e concursos sobre sinônimos, antônimos , parônimo e homônimos

1)  Assinale a única opção em que aparece uma palavra que não é sinônima das demais.

a) títere, fantoche, palhaço;
b) vendaval, temporal, ventania;
c) íntegro, intemerato, puro
d) venenoso, venéfico, tóxico;
e) abatido, definhado, enfraquecido.

2) Há erro de grafia em:

a) Marta trabalha na seção de roupas.
b) Hoje haverá uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores.
c) O prefeito da cidade resolveu fazer a cessão de seus rendimentos à creche municipal.
d) Voto 48a sessão, da 191a zona eleitoral.
e) Ontem, fui ao cinema na sessão das dez

3) Assinale a opção em que os dois enunciados não têm basicamente o mesmo significado:

a) “o oceano do povo se encapela / encapela-se o oceano do povo;
b) “ruge o clarim tremendo da batalha” / ruge o tremendo clarim da batalha;
c) “águia - talvez as asas te espedacem” / talvez as asas da águia te espedacem;
d) “que a mão dos séculos no futuro talha...” / que no futuro a mão dos séculos talha;
e) “levanta a Deus do cativeiro o grito !” / levanta a Deus o grito do cativeiro.

4)  Assinale a frase em que se completa com o primeiro dos parônimos entre parênteses:

a) casou-se com um juiz _________ ; (eminente,iminente);
b) seu gesto não passou __________ ; (desapercebido, despercebido);
c) tal comportamento _________ o país; (degrega,degrada);
d) em vista dos pulmões estarem em péssimo estado, o médico ___________ o uso de cigarros;(prescreveu, proscreveu);
e) no momento da cena, o artista não pode ___________ o riso. (sustar, suster)

5) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros_________para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo.

a) imigraram - emigram - migram
b) migraram - imigram - emigram
c) emigraram - migram - imigram.
d) emigraram - imigram - migram.
e) imigraram - migram - emigram.

6) os sinônimos de exilado, assustado, sustentar e expulsão são, respectivamente:

a) degredado, espavorido, suster e proscrição.
b) degradado, esbaforido, sustar e prescrição.
c) degredado, espavorido, sustar e proscrição.
d) degradado, esbaforido, sustar e proscrição.
e) degradado, espavorido, suster e prescrição.

7) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. em mecânica de automóveis, ele foi diagnosticar o problema no motor do carro do diretor. 

a) esperto - tachado - incipiente. 
b) experto - tachado - insipiente. 
c) experto - taxado - insipiente. 
d) esperto - taxado - incipiente. 
e) esperto - taxado - incipiente. 

8) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladrão foi pego em _________, quando tentava levar _______quantia, devido a uma caminhões bem em frente ao banco. 

a) flagrante - vultosa - coalizão. 
b) fragrante - vultuosa - colisão. 
c) flagrante - vultosa - colisão. 
d) fragrante - vultuosa - coalizão. 
e) flagrante - vultuosa - coalizão. 

9) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expressões destacadas abaixo: Passou-me sem atenção que a sua intenção era estabelecer uma diferença entre os ignorantes e os valentes, corajosos. 

a) desapercebido - descriminar - incipientes - intemeratos. 
b) despercebido - discriminar - insipientes - intimoratos. 
c) despercebido - discriminar - insipientes - intemeratos.
d) desapercebido - descriminar - insipientes - intemeratos. 
e) despercebido - discriminar - incipientes - intimoratos. 

10) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. A ___________da greve era ________, mas o líder dos trabalhadores iria __________ mais uma vez. 

a) deflagração - eminente - reivindicar. 
b) defragração - iminente - reinvidicar. 
c) deflagração - iminente - reivindicar. 
d) defragração - eminente - reinvindicar. 
e) defragração - eminente - reivindicar 

11) No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente.

a) conserto - eminente - sessão
b) concerto - iminente - seção
c) conserto - iminente - seção
d) concerto - eminente - sessão

12)  (FMPA- MG) Assinale o item em que a palavra destacada está incorretamente aplicada:

a) Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
b) A justiça infligiu pena merecida aos desordeiros.
c) Promoveram uma festa beneficiente para a creche.
d) Devemos ser fieis aos cumprimentos do dever.
e) A cessão de terras compete ao Estado.

13) Leia as frases abaixo:

1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.

Escolha a alternativa que oferece a sequencia correta de vocábulos para as lacunas existentes:

a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .

14) Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.

a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar
b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)
c) delatar = expandir; dilatar = denunciar
d) deferir = diferenciar; diferir = conceder
e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação

15) Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:

É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”

a) segar – buxo – chá;
b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;
d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.

16) Empregue os parônimos e homônimos de acordo com a forma culta:

a)   A nuvem de gafanhotos _______________________ a plantação. (Infestou / Enfestou)
b)    Quando Joana toca o piano, é mais um _____________________ que um _____________________. (Conserto / Concerto)
c)   Todos eles ___________________ o prazer de bela melodia. (Fruem / Fluem)
d)   Todos queriam ________________ para _______________________ quanto custava aquele aparelho. (Apreçar / Apressar)
e)   Nas festas de São João, é comum _____________________ balões e vê-los ______________________. (Ascender / Acender)
f)   Os presos foram recolhidos a suas _____________________. (Celas / Selas)
g)   Segui a _____________________ médica, mas não obtive resultados. (Proscrição / Prescrição).

17)  Indique a única sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a)  Fanatizar – analisar – frizar.
b)  Fanatisar – paralisar – frisar.
c)  Banalizar – analisar – paralisar.
d)  Realisar – analisar – paralizar.
e)  Utilizar – canalisar – vasamento.

18) Assinale a única opção em que aparece uma palavra que não é antônima das demais, considerando-se o termo grifado da série.

a) sossego: agitação, preocupação;
b) notório: desconhecido, ignoto;
c) negligente: aplicado, diligente;
d) livre: preso, medroso;
e) meritório: indigno, desprezível.


19) Assinale o único exemplo cuja lacuna deve ser preenchida com a primeira alternativa da série dada nos parênteses:

a) estou aqui _______ de ajudar os flagelados das enchentes; (afim-a fim).
b) a bandeira está ________ ; (arreada - arriada).
c) serão punidos os que ________ o regulamento. (inflingirem-infringirem).
d) são sempre valiosos os ________ dos mais velhos; (concelhos-conselhos).
e) moro ________ cem metros da praça principal. (a cerca de - acerca de).

20) A frase que se completa com a primeira forma colocada entre parênteses é:

a) até hoje não se abriu nenhum _________ quanto ao assunto; (procedente-precedente).
b) se enganos houve, que sejam prontamente __________ ; (ratificados - retificados).
c) os bombeiros andavam às voltas com o __________ perigo; (eminente - iminente).
d) as rosas deixaram uma suave __________ no ar; (flagrância - fragrância).
e) a atitude do aluno ________ o regulamento. (infringiu- inflingiu).



Gabarito:

1) B     2) D      3) C      4) A      5) A    6)  A       7) D      8) C        9) B     10) C     11) D    12) C  13) D    14) A      15) A 16) a. infestou        b. conserto / concerto       c. fruem          
d. apressar / apreçar       e. acender / ascender        f. celas           g. prescrição
17) C     18) D     19)  E     20) E

32 comentários:

  1. A questão de nº 2 e 18 são as mesmas, porém as respostas estão diferentes. A resposta correta é a do nº 18 (letra D).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e a questão numero 1 a resposta correta seria A

      Excluir
    2. e a questão numero 1 a resposta correta seria A

      Excluir
    3. Você olhou errado, a questão 2 não tem nada a ver com a 18.

      Excluir
  2. A intenção é boa mais as questões tão muito mal elaboradas e com alguns erros claros até para leigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um "espert" em Língua Portuguesa deveria saber que quando há uma segunda oração em uma frase e esta é adversativa, usa-se conjunção MAS(ou outras com mesmos valores) e não "MAIS".

      Excluir
    2. Um "espert" em Língua Portuguesa deveria saber que quando há uma segunda oração em uma frase e esta é adversativa, usa-se conjunção MAS(ou outras com mesmos valores) e não "MAIS".

      Excluir
    3. POR SUA VEZ, "ESPERTS" DEVERIAM SABER QUE A GRAFIA CORRETA DESTE ANGLICISMO É "EXPERTS" :)

      Excluir
    4. Desculpem a caixa alta... foi um lapso

      Excluir
    5. Se fosse tão inteligente, Elcio Theonorio, saberia que as aspas deixam claro que o termo não foi usado no sentido original. Vá estudar, fazer um curso em grande universidade e depois volte a comentar o "post".

      Excluir
  3. Muito obrigado a atividade que minha professora passou era a mesma valendo 3 eu fechei graças a você muito obrigado continue assim.
    Se você quiser mim adiciona no facebook é só mim adiciona.
    https://www.facebook.com/jones.levi.792

    ResponderExcluir
  4. Aquele momento que você lê os comentários antes do conteúdo...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo conteúdo me ajudou muito nos estudos, só uma correção, as palavras flagrante e fragante são parônimas, não homônias. Corrija-me se estiver errado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo, são parônimos por que têm pronuncia e escrita semelhantes mas significados diferentes... Um ano depois... kkkkkk

      Excluir
  7. Muitos erros nas respostas, deveriam rever todas.

    ResponderExcluir
  8. Questão 12, porque a (c) está incorreta?

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não da pra confiar no gabarito, Muitas questões foram equivocadas, acho que o autor da postagem não observou as respostas.

    ResponderExcluir
  10. Segundo este gabarito que não confio muito, acertei 15 e errei 5.

    ResponderExcluir
  11. Uma dúvida na questão 7: pq é a resposta é D? Experto= especialista; Esperto= inteligente;

    ResponderExcluir
  12. Muito bom exercício. Obrigada por compartilhar conosco!! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Bom os exercícios, só precisa corrigir algumas respostas e é bom que os alunos não acham as respostas prontas.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom os exercícios.
    Muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir