quinta-feira, 27 de junho de 2013

Objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva (com exercícios)

Artigo sobre termos integrantes da oração: objeto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva com questões preparatória para o vestibular e concursos públicos.

Termos integrantes da oração

Objeto Direto

É o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto. Em geral, não vem precedido de  preposição. Pode vir representado pelos pronomes o, a, os, as, me, te, se, nos, vos.

Exemplo:

Passei a vida à toa.
Passei-a à toa.

Observações:

a) Objeto direto preposicionado: Há casos em que o objeto direto pode vir precedido de preposição facultativa.

Exemplos:
Ajudou a ambos.
Beberam da cerveja.
Comeram do pão.
Puxaram da arma.

b) Objeto direto pleonástico: Quando se deseja enfatizar a ideia expressa pelo objeto direto, pode-se repeti-lo empregando um pronome pessoal átono. O objeto repetido pelo pronome pessoal recebe o nome de objeto direto pleonástico.

Exemplos:
Os recibos, já os fiz ontem à noite.
“A correntinha, guardou-a no bolso da camisa de riscado”. (Mário Palmério).

Objeto indireto

É o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida.. Podem funcionar como objeto indireto os pronomes lhe, lhes, me, te, se, nos, vos.

Exemplo:
Enviei-lhe os documentos. (enviei a ele - a preposição a está subentendida).
Gosto de você. (preposição clara).

Observações:

a) o verbo transitivo direto e indireto exige dois complementos: o objeto direto e o indireto.


Exemplo: Deram-me o recado.
                           OI     OD

b) Objeto indireto pleonástico

Quando se deseja enfatizar a ideia expressa pelo objeto indireto, pode-se repeti-lo. O objeto indireto pleonástico é representado por um pronome pessoal átono.


Exemplo:

Aos professores, não lhes ofereceram ajuda.
                                          OI pleonástico

“Às violetas, na janela, não lhes poupei água”.

                                       OI pleonástico


Objetos Constituídos por pronome oblíquo

Lembrando:
Pronomes oblíquos: funcionam como complementos dos verbos. São eles:

Me, mim, comigo
Te, ti, contigo
O, a, lhe, se, si, consigo
Nos, conosco
Vos, convosco
Os, as, lhes, se, si, consigo

Os pronomes oblíquos o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas funcionam como objeto direto.

O pai deixou-as em casa.
Chamaram-na para a reunião.
Irei vê-los mais tarde.

Os pronomes oblíquos lhe, lhes funcionam como objeto indireto.

Nós lhe oferecemos um presente.

Os demais pronomes podem funcionar como objeto direto ou indireto, para analisarmos corretamente basta  substituir o pronome por uma expressão masculina.

a) Se não aparecer preposição obrigatória, o pronome será objeto direto:

Nós te convidamos para a festa.
(Nós convidamos o aluno para a festa.)

Não apareceu a preposição, logo o pronome te é objeto direto.

b) Se aparecer preposição obrigatória, o pronome será objeto indireto:

Desejo-te boa viagem.
(Desejo boa viagem ao aluno.)

Apareceu a preposição a. Logo, o pronome te é objeto indireto.

Essa regra você poderá aplicar para determinar a função dos pronomes me, te, se, nos e vos.

Complemento nominal

É o termo que, precedido de preposição, completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio.


Exemplos:

Jessica tem        orgulho                da filha.
                        substantivo          complemento nominal
Renato  estava   consciente        de tudo.
                               adjetivo       complemento nominal
A professora agiu       favoravelmente      aos alunos.
                                             advérbio        complemento nominal

Agente da passiva


É o termo da frase que pratica a ação expressa pelo verbo quando este se apresenta na voz passiva. Vem regido comumente da preposição "por" e eventualmente da preposição "de".

      Exemplo:

  O vencedor           foi escolhida               pelos jurados.
      Sujeito                      Verbo                     Agente da 
      Paciente                 Voz Passiva                 Passiva

Ao passar a frase da voz passiva para a voz ativa, o agente da passiva recebe o nome de sujeito. Veja:

Os jurados             escolheram                o vencedor.
   Sujeito                      Verbo                        Objeto Direto
                                    Voz Ativa
Outros exemplos:
    
 Joana                é amada           de muitos.
Sujeito Paciente                   Agente da  Passiva

   Essa situação        já era conhecida         de todos.
Sujeito  Paciente                               Agente da Passiva
                                              
Observações:

a) O agente da passiva pode ser expresso por substantivos ou pronomes.
Por Exemplo:
O solo foi umedecido pela chuva. (substantivo)
Este livro foi escrito por mim. (pronome)

b) Embora o agente da passiva seja considerado um termo integrante, pode muitas vezes ser omitido.
Por Exemplo:
O público não foi bem recebido. (pelos anfitriões)Quase a metade da bacia do rio Tietê foi urbanizada. (pela prefeitura)
Fonte: www.infoescola.com

          www.soportugues.com.br

Questões de vestibular e concursos sobre objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva

1) De acordo com o código à mostra, analise os termos em destaque das seguintes orações:

OD – objeto direto
OI – objeto indireto    

a) Eu acredito em você e não confio em fofocas (  ).
b) Ganhei a corrida em tempo recorde (  ).
c) Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada (  ).
d) Eu o vi saindo rapidamente (  ).
e) Ela Continua persistindo no erro (  ).


2) Os pronomes oblíquos funcionam sintaticamente como complementos verbais. Partindo dessa prerrogativa, exercite seu conhecimento substituindo as palavras destacadas por pronomes, de modo a tornar as orações de acordo com a linguagem padrão. Em seguida, classifique-os como objeto direto ou indireto:

a) Ame a vida e viva a vida intensamente.
b) Trouxe os presentes e entregarei os presentes amanhã.
c) Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentar você.   
d) Espero ansioso por notícias, gostaria de receber as notícias hoje mesmo. 
e) O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedir o livro novamente.


3) Assinale a alternativa em que o termo grifado é objeto direto:


a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
b) Ela é uma fera maluca.
c) Ela é maluca por lambada nacional.
d) Não tenho medo da louca.
e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.

4) Na expressão: “por todos era apedrejado o Luizinho”, o termo grifado é:


a) objeto direto;
b) objeto indireto;
c) sujeito;
d) complemento nominal;
e) agente da passiva.

5) “O toque dos sinos ao cair da noite era trazido lá da cidade pelo vento”. O termo grifado é:

a) sujeito;
b) objeto direto;
c) objeto indireto;
d) complemento nominal;
e) agente da passiva.

6)  (Escola de Marinha Mercante) No período "Cumpriria com as obrigações, certamente".
A função sintática do elemento sublinhado é:

a) complemento nominal;                        b) objeto direto;
c) objeto direto preposicionado;              d) objeto indireto.

7) (UGF - Escola Médica do RJ) Assinale o único caso em que o pronome oblíquo átono exerce a função de objeto indireto:


a) Contive-me.             b) Ele aguardava-me desde cedo.              c) Isto me agrada.
d) O aluno me viu.         e) Socorram-me. 

8) Escola de Marinha Mercante) No período: "As cartas, enviei-as, ontem, pelo portador da Companhia."
A função sintática do termo sublinhado é:

a) objeto indireto pleonástico;                b) sujeito;
c) objeto indireto;                                    d) objeto direto pleonástico;
e) objeto direto.


9) (FMU) Em: Tinha grande amor à humanidade / As ruas foram lavadas pela chuva / Ele é rico em 
virtudes. Os termos destacados são, respectivamente:

a) complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal 
b) objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto 
c) complemento nominal, objeto indireto, complemento nominal 
d) objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva 
e) complemento nominal, complemento nominal, complemento nominal.

10) Assinale o item em que a função não corresponde ao termo em destaque: 

a) Comer demais é prejudicial à saúde. (complemento nominal) 
b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto) 
c) Ele foi cercado de amigos sinceros. (agente da passiva) 
d) Não tens interesse pelos estudos. (complemento nominal) 
e) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto).

11) Assinale as opções cujos complementos verbais possuem a função de objeto indireto.

1) Preveniram antecipadamente os jovens do perigo.
2) Maria comprou um carro novo.
4) Conheço aqueles dois rapazes.
8) Não gosto de mamãe preocupada.
16) As crianças menores acreditam em contos de fada.

12) . (PUC) "O homem está imerso num mundo ao qual percebe ..." A palavra em negrito é:

a) objeto direto preposicionado 
b) objeto indireto
c) adjunto adverbial
d) agente da passiva
e) adjunto adnominal.

13)  (MACK) Entre as alternativas abaixo, aponte a única em que um dos termos corresponde à análise dada: "Pareciam infinitas as combinações de cores no azul do céu."
a) Pareciam é um verbo intransitivo
b) Infinitas é objeto direto
c) Cores é o núcleo do sujeito
d) Do céu é o complemento nominal
e) n.d.a
14)  (CESCEM) Assinale a análise do termo destacado: "A terra era povoada de selvagens."
a) objeto direto 
b) objeto indireto 
c) agente da passiva
d) complemento nominal
e) adjunto adverbial
15) (FGV)  No mesmo verso da primeira estrofe a função sintática de "os campos deleitosos" é:
a) sujeito 
b) complemento nominal
c) aposto
d) objeto direto
e) objeto indireto
16)  (UM-SP) Em "Não eram tais palavras compatíveis com a sua posição", o termo em destaque é:
a) complemento nominal 
b) objeto indireto 
c) objeto direto
d) sujeito
e) agente da passiva
17) (UF-PR) Na oração "O alvo foi atingido por uma bomba formidável", a locução por uma bomba formidável tem a função de:
a) objeto direto 
b) agente da passiva 
c) adjunto adverbial
d) complemento nominal.
18) (OMECE-SP) Assinale o que objeto indireto:
a) A casa que você viu é minha.
b) O homem que trabalha vence na vida.
c) Que aconteceu com você?
d) O cargo a que aspiras é nobre.
e) O rapaz que chegou é meu conhecido.
19) (AFTN) Leia o trecho abaixo e identifique a opção que faz correspondência incorreta entre as duas colunas: "Ainda quando a vida mais não fosse que a urna da saudade, o sacrário da memória dos bons, isso bastava para a reputarmos um benefício celeste, e cobrirmos de reconhecimento a generosidade de quem no-la doou." (Ruy Barbosa)
Termos destacados Função sintática da oração
a) a objeto direto
b) um benefício celeste predicativo do objeto direto
c) a generosidade objeto direto
d) quem objeto indireto
e) no objeto indireto.
20) (FMU-FIAM-FAAM-SP) Identifique a alternativa em que aparece um complemento nominal.
A) Sanches esteve frio.
B) Tive medo de perdê-lo.
C) Exprimia-se brevemente.
D) O caso era outro.
E) Manobrava, então, para voltar, à carga.
21) A oração que apresenta complemento nominal é:
a) Os pobres necessitam de ajuda.
b) Sejamos úteis à sociedade.
c) Os homens aspiram à paz.
d) Os pedidos foram feitos por nós.
e) A leitura amplia nossos conhecimentos.
22)  Escreva  OI para objeto indireto ( que completa verbo ) e CN para complemento nominal ( que completa nome) :

a) Cuide  de seus interesses  que eu cuido  dos meus. (   )
  
b) Temos confiança  em nossos jogadores. (    )
  
c) Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo. (    )

d) A assistência  às aulas tem sido normal. (    )
  
e) Naquela situação difícil recorremos  ao diretor. (    )
  
f) Gostamos  de pessoas sinceras.  (   )
  
g) Lembre-se, pelo menos,  dos amigos. (    )
  
h) Fez grandes investimentos  em terras. (    )

i) A notícia agradou  a todos. (    )

j) O orador fez alusão  ao fato. (    )
  
l) O gosto  pela música  vem desde criança. (   )


Gabarito:

1) 
OI; OD; OI; OD; OI.  
2) 
a – Ame a vida e viva-a intensamente – objeto direto

b – Trouxe os presentes e entregá-los-ei amanhã – objeto direto
c – Você foi vitorioso, por isto estamos aqui para cumprimentá-lo - objeto direto
d – Espero ansioso por notícias, gostaria de recebê-las hoje mesmo – objeto direto
e – O livro já foi entregue ao professor, e na oportunidade gostaria de pedi-lo novamente- objeto direto
3) C
4) E
5) E
6) C
7) C
8) D
9) A
10) E
11) 8 e 16 corretas.
12) A
13) E
14) C
15) D
16) A
17) B
18) B
19) D
20) B
21) B
22) a) OI  b) CN  c) CN  d)  CN  e) OI  f) OI  g) OI  h) CN  i) Oi  j) CN  l) CN





domingo, 23 de junho de 2013

Emprego dos Porquês (Porque, Porquê, Por que, Por quê)

      Artigo sobre o uso dos Porquês com questões.

     Emprego dos Porquês

         POR QUE
    Usa-se por que quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, pode-se substituí-lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

     Exemplos:

    - Por que não me disse a verdade? = por qual razão  

    - Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão  

    - As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais

    - Ester é a mulher por que vivo. = pela qual


    POR QUÊ
    Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico.

    Exemplos:

      Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
      Será deselegante se você perguntar novamente por quê!
        PORQUE
    A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

    Exemplos:

      Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
      Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

        PORQUÊ
    É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é substantivo, pode ser pluralizável: os porquês.

    Exemplos:

      Não consigo entender o porquê de sua ausência.
      Existem quatro porquês
      Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.
Veja abaixo o quadro-resumo:

FormaEmpregoExemplos
Por queEm frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)Por que ela chorou? (interrogativa direta)
Digam-me por que ela chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais)
Por quêNo final de frasesEles estão revoltados por quê?
Ele não veio não sei por quê.
PorqueEm frases afirmativas e em respostasNão fui à praia porque choveu.
PorquêComo substantivoTodos sabem o porquê de seu nervosismo.

Fontes: http://www.gramaticaonline.com.br/texto/825/Usos_do_porqu%C3%AA

Questões sobre o uso dos Porquês

1) De acordo com os conceitos anteriores, complete as frases com:
“Por que, porque, por quê, porquê”
a) _______ele se chama ossinho da sorte?
b) Bidu, _______ele se chama ossinho da sorte?
c) _______é muita sorte encontrar um ossinho.
d) Ossinho da sorte ________?
e) Bidu explicou o ________ da sorte. = o motivo)
f) Explique-me os _________da briga.

A resposta correta é?

a) Porque, Por que, por que, porquê, o porquê, os por quês.
b) Por que, Por que, porque, por quê, o porquê, os porquês.
c) Porquê, Porque, porque, por quê, porque, os porques.
d) Por quê, Porque, por que, porquê, porque, os porquês.

2) Complete as frases com Por que, porque, por quê, porquê.

1. _________na posso ir ao cinema? (usado no início de frase interrogativa)
2. _________ você precisa terminar seus exercícios. ( usado em respostas)
3. Não posso ir ao cinema _________? ( usado no fim de frase interrogativa)
4. Queria entender o ________ dessa proibição. (usado como substantivo, igual a “o motivo”)
A resposta certa é?
a) ( ) Por que, porque, por quê, porquê.
b) ( ) Porque, por que, porquê, por quê.

3) (MM) A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Ele não veio por que estava doente.
e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

4) Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:

( ) Não fiz a pesquisa * estava doente.
( ) * Marcela não conta toda a verdade?
( )  Não quis ir ao cinema *?
( )  Nem imagino o * dessa alegria.

a) porquê
b) por quê
c) por que
d) porque

5) Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a) Não sei o ----------- de tanta euforia.
b) Você não compareceu à reunião -----------------?
c) Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d) --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e) Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.

6) Assinale a alternativa na qual a expressão destacada está incorretamente grafada.

a) Por que ele não podia mais sobreviver da roça, migrou para a cidade.
b) São vários os motivos por que deixam sua terra natal.
c) Ele sentia muita falta de sua família, e bem sabia por quê.
d) Os desafios por que passou fizeram-no forte para enfrentar as dificuldades.
e) Nem todos sabem por que tantas pessoas se dirigem à cidade grande.

7) Qual das frases está corretamente escrita?

a) Por quê você brigou comigo?
b) Porquê você brigou comigo?
c) Por que você brigou comigo?
d) Porque você brigou comigo?

8)  Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
______ me tratas tão mal?
______ não gosto de você.
E não gostas de mim, _______?
Nem eu sei o _______.

Por que - Porque - por que - por quê
Por que - Porque - por quê - porquê
Porque - Por que - porque - por quê

9) "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."
Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:

a) As frases I e III são as únicas corretas.
b) As frases I, III e V são corretas.
c) Na frase II, o porquê é um substantivo.

10) Não fui ao baile ___________ não sabia. Se soubesse teria ido ___________ gosto de festa. Como não me avisaram fui ao cinema, e todos sabem que fui ________ gosto

a) Porquê - por quê - porquê
b) porque - por que - porquê
c) porque - por quê - porquê
d) Porquê - por que - porquê
e) Porque - porque - porque

11) Ainda não sei _______________ gosto de música. Compro CD e gostaria de saber__________ compro sempre.

a) Porquê – por quê
b) Por que – por que
b) Porque – porque
d) Por quê – por quê
e) Por que – por que.

12) Ninguém conseguiu explicar o ___________ do seu sumiço, no entanto, se estavam juntos com ele, não sabiam _______________ ?

a) Porquê – por quê
b) Porque – por que
c) Por que – porque
d) Por quê – por quê
e) Porque – porque

13) Nenhum de nós _______dizer ______ o cidadão portou-se tão ______ .

a) soubemos, porque, eminente, mau
b) soubemos, por quê, iminente, mal
c) soube, por que, eminente, mal
Parabéns! Você acertou.
d) soube, porque, eminente, mau
e) soube, porquê, iminente, mal

14) No Lugar dos Asteriscos Coloque: Por Que, Porque, Por Quê Ou Porquê:


a) Quero saber ** estou assim.
b) Foi reprovado e não sabe **.
c) ** você está tão aborrecida?
d) Não vais à aula **?
e) Reagi à ofensa ** não sou covarde.
f) Ignora-se o ** da sua renúncia.
g) São ásperos os caminhos ** passei.
h) Não saí de casa, ** estava doente.
i) Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
j) Quero saber ** não me disse a verdade.
l) Quero saber ** foste reprovado.
m) ** os países vivem em guerra?
n) Quero saber o ** de sua decisão.
o) **sinais o reconheceram?
p) Não sei ** motivo ele deixou o emprego.
q) Ele não viajou**?
r) Ester é a mulher ** vivo.
s) Eis ** o trânsito está congestionado.
t) Ele viajou ** foi chamado para a reunião.
u) Lutamos ** haja maior justiça social.
v) Ele deve estar em casa ** a luz está acesa.
x) ** você não vai ao cinema?
z) A chance ** esperava é essa.


Gabarito:

1) B  2) A  3) D  4)  D; C; B; A.  5)  a – porquê   b – por quê?   c – por que     d – por que
e – porque   6) A  7) C   8) B  9) C  10) E  11) E  12) A  13) C  
14)  a) Quero saber por que estou assim. (pergunta indireta)  b) Foi reprovado e não sabe por quê(por qual motivo)
c) Por que você está tão aborrecida? (pergunta direta)
d) Não vais à aula por quê(pergunta direta)
e) Reagi à ofensa porque (uma vez que) não sou covarde.
f) Ignora-se o porquê (substantivo) da sua renúncia.
g) São ásperos os caminhos por que (pelo quais) passei.
h) Não saí de casa, porque (já que) estava doente.
i) Não foi ao baile, porque (pois) não tinha roupa.
j) Quero saber por que não me disse a verdade. (pergunta indireta)
l) Quero saber por que foste reprovado. (pergunta indireta)
m) Por que os países vivem em guerra? (pergunta direta)
n) Quero saber o porquê (substantivo) de sua decisão.
o) Por que sinais o reconheceram? (pergunta direta)
p) Não sei por que (por qual) motivo ele deixou o emprego.
q) Ele não viajou por quê(pergunta direta)
r) Ester é a mulher por que (pela qual) vivo.
s) Eis por que (por qual razão) o trânsito está congestionado.
t)  Ele viajou porque (pelo fato de que) foi chamado para a reunião.
u) Lutamos porque (para que) haja maior justiça social.
v) Ele deve estar em casa porque (pois) a luz está acesa.
x) Por que você não vai ao cinema? (por qual razão).
z) A chance por que (pela qual) esperava é essa.


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