terça-feira, 30 de julho de 2013

Significação das palavras - resumo (com exercícios)

Artigo sobre significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos com exemplos e questões extraídos dos principais vestibulares e concursos do país.

Significação das palavras

Quanto à significação, as palavras são divididas nas seguintes categorias:


Sinônimos


São palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação. Os sinônimos podem ser:

a) perfeitos
b) imperfeitos

Sinônimos Perfeitos

Se a significação é igual, o que é raro.

Exemplos:

cara – rosto
léxico – vocabulário
falecer – morrer
escarradeira – cuspideira
língua – idioma

Sinônimos Imperfeitos

Se semelhantes é o mais comum.

Exemplos:

esperar – aguardar
córrego – riacho
belo – formoso

Antônimos

É quando duas ou mais palavras têm significados contrários.

Exemplos:

aberto – fechado
sim – não
abaixar – levantar
nascer – morrer
correr – parar
sair – chegar
belo – feio

Polissemia

Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos de palavras polissêmicas:

cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca)
banco (instituição comercial financeira, assento)

manga (parte da roupa, fruta)

Homônimos

Vem do grego “homós” que quer dizer: “igual”, “ónymon” que significa “nome”. Apresentam identidade de sons ou de forma, mas de significados diferentes.
As palavras Homônimas podem ser:

a) Homônimos homófonos
b) Homônimos homógrafos

Homônimos Homófonos

São os que têm som igual e significação diferente.

Exemplos:

cerrar (fechar)serrar (cortar)
chá (bebida)xá (soberano do Irã)
cheque (ordem de pagamento)xeque (lande do jogo de xadrez)
concertar (ajustar, combinar)consertar (corrigir, reparar)
coser (costurar)cozer (preparar alimentos)
esperto (inteligente, perspicaz)experto (experiente, perito)
espiar (observar, espionar)expiar (reparar falta mediante cumprimento de pena)
estrato (camada)extrato (o que se extrai de)
flagrante (evidente)fragrante (perfumado)
incerto (não certo, impreciso)inserto (introduzido, inserido)
incipiente (principiante)insipiente (ignorante)
ruço (pardacento, grisalho)russo (natural da Rússia)
tachar (atribuir defeito a)taxar (fixar taxa)
acender (pôr fogo)ascender (subir)
acento (símbolo gráfico)assento (lugar em que se senta)
apreçar (ajustar o preço)apressar (formar rápido)
bucho (estômago)buxo (arbusto)
caçar (perseguir animais)cassar (tornar sem efeito)
cela (pequeno quarto)sela (arreio)
censo (recenseamento)senso (entendimento, juízo)

Homônimos Homógrafos

São palavras que têm grafia igual e significação diferente; devemos notar que as vogais podem ter som diferente, bem como pode ser diferente o acento da palavra. Sendo que se escrevam com as mesmas letras e tenham significação diferente.

Exemplos:

colher (substantivo) – colher (verbo)
selo (substantivo) – selo (verbo)
sede(residência) – sede (vontade de beber água)
cará (planta) – cara (rosto)
sabia (verbo saber) – sabiá (pássaro) – sábia (feminino de sábio)

Observação: As palavras podem ser ao mesmo tempo homônimos homófonos e homônimos homógrafos

Exemplos:
mato (bosque) – mato (verbo)
livre (solto) – livre (verbo livrar)
rio (verbo rir) – rio (curso de água natural)
amo (verbo amar) – amo (servo)
canto (ângulo) – canto (verbo cantar)
fui (verbo ser) – fui (verbo ir)

Parônimos

São quando duas ou mais palavras apresentam grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes. 

Exemplos:


recrear (divertir, alegrar)recriar (criar novamente)
sortir (abastecer)surtir (produzir efeito)
tráfego (trânsito)tráfico (comércio ilegal)
vadear (atravessar a vau)vadiar (andar ociosamente)
vultoso (volumoso)vultuoso (atacado de congestão na face)
imergir (afundar)emergir (vir à tona)
inflação (alta dos preços)infração (violação)
infligir (aplicar pena)infringir (violar, desrespeitar)
mandado (ordem judicial)mandato (procuração)
ratificar (confirmar)retificar (corrigir)
emigrar (deixar um país)imigrar (entrar num país)
eminente (elevado)iminente (prestes a ocorrer)
esbaforido (ofegante, apressado)espavorido (apavorado)
estada (permanência de pessoas)estadia (permanência de veículos)
fusível (o que funde)fuzil (arma)
absolver (perdoar, inocentar)absorver (sorver, aspirar)
arrear (pôr arreios)arriar (descer, cair)
cavaleiro (que cavalga)cavalheiro (homem cortês)
comprimento (extensão)cumprimento (saudação)
descrição (ato de descrever)discrição (reserva, prudência)
descriminar (tirar a culpa, inocentar)discriminar (distinguir)
despensa (onde se guardam mantimentos)dispensa (ato de dispensar)

Formas Variantes

Há palavras que podem ser grafadas de duas maneiras, sendo ambas aceitas em Português pela norma de língua culta.

Exemplos:


contacto       contato
caracter        caráter
óptica           ótica
secção          seção
cota              quota
catorze         quatorze
cociente       quociente
cotidiano      quociente

Fonte:: www.algosobre.com.br/
           www.exerciciosdeportugues.com.br
           www.mundovestibular.com.br

Questões de vestibulares e concursos sobre sinônimos, antônimos , parônimo e homônimos

1)  Assinale a única opção em que aparece uma palavra que não é sinônima das demais.

a) títere, fantoche, palhaço;
b) vendaval, temporal, ventania;
c) íntegro, intemerato, puro
d) venenoso, venéfico, tóxico;
e) abatido, definhado, enfraquecido.

2) Há erro de grafia em:

a) Marta trabalha na seção de roupas.
b) Hoje haverá uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores.
c) O prefeito da cidade resolveu fazer a cessão de seus rendimentos à creche municipal.
d) Voto 48a sessão, da 191a zona eleitoral.
e) Ontem, fui ao cinema na sessão das dez

3) Assinale a opção em que os dois enunciados não têm basicamente o mesmo significado:

a) “o oceano do povo se encapela / encapela-se o oceano do povo;
b) “ruge o clarim tremendo da batalha” / ruge o tremendo clarim da batalha;
c) “águia - talvez as asas te espedacem” / talvez as asas da águia te espedacem;
d) “que a mão dos séculos no futuro talha...” / que no futuro a mão dos séculos talha;
e) “levanta a Deus do cativeiro o grito !” / levanta a Deus o grito do cativeiro.

4)  Assinale a frase em que se completa com o primeiro dos parônimos entre parênteses:

a) casou-se com um juiz _________ ; (eminente,iminente);
b) seu gesto não passou __________ ; (desapercebido, despercebido);
c) tal comportamento _________ o país; (degrega,degrada);
d) em vista dos pulmões estarem em péssimo estado, o médico ___________ o uso de cigarros;(prescreveu, proscreveu);
e) no momento da cena, o artista não pode ___________ o riso. (sustar, suster)

5) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros_________para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo.

a) imigraram - emigram - migram
b) migraram - imigram - emigram
c) emigraram - migram - imigram.
d) emigraram - imigram - migram.
e) imigraram - migram - emigram.

6) os sinônimos de exilado, assustado, sustentar e expulsão são, respectivamente:

a) degredado, espavorido, suster e proscrição.
b) degradado, esbaforido, sustar e prescrição.
c) degredado, espavorido, sustar e proscrição.
d) degradado, esbaforido, sustar e proscrição.
e) degradado, espavorido, suster e prescrição.

7) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. em mecânica de automóveis, ele foi diagnosticar o problema no motor do carro do diretor. 

a) esperto - tachado - incipiente. 
b) experto - tachado - insipiente. 
c) experto - taxado - insipiente. 
d) esperto - taxado - incipiente. 
e) esperto - taxado - incipiente. 

8) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladrão foi pego em _________, quando tentava levar _______quantia, devido a uma caminhões bem em frente ao banco. 

a) flagrante - vultosa - coalizão. 
b) fragrante - vultuosa - colisão. 
c) flagrante - vultosa - colisão. 
d) fragrante - vultuosa - coalizão. 
e) flagrante - vultuosa - coalizão. 

9) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expressões destacadas abaixo: Passou-me sem atenção que a sua intenção era estabelecer uma diferença entre os ignorantes e os valentes, corajosos. 

a) desapercebido - descriminar - incipientes - intemeratos. 
b) despercebido - discriminar - insipientes - intimoratos. 
c) despercebido - discriminar - insipientes - intemeratos.
d) desapercebido - descriminar - insipientes - intemeratos. 
e) despercebido - discriminar - incipientes - intimoratos. 

10) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. A ___________da greve era ________, mas o líder dos trabalhadores iria __________ mais uma vez. 

a) deflagração - eminente - reivindicar. 
b) defragração - iminente - reinvidicar. 
c) deflagração - iminente - reivindicar. 
d) defragração - eminente - reinvindicar. 
e) defragração - eminente - reivindicar 

11) No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente.

a) conserto - eminente - sessão
b) concerto - iminente - seção
c) conserto - iminente - seção
d) concerto - eminente - sessão

12)  (FMPA- MG) Assinale o item em que a palavra destacada está incorretamente aplicada:

a) Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
b) A justiça infligiu pena merecida aos desordeiros.
c) Promoveram uma festa beneficiente para a creche.
d) Devemos ser fieis aos cumprimentos do dever.
e) A cessão de terras compete ao Estado.

13) Leia as frases abaixo:

1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.

Escolha a alternativa que oferece a sequencia correta de vocábulos para as lacunas existentes:

a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .

14) Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.

a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar
b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)
c) delatar = expandir; dilatar = denunciar
d) deferir = diferenciar; diferir = conceder
e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação

15) Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:

É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”

a) segar – buxo – chá;
b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;
d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.

16) Empregue os parônimos e homônimos de acordo com a forma culta:

a)   A nuvem de gafanhotos _______________________ a plantação. (Infestou / Enfestou)
b)    Quando Joana toca o piano, é mais um _____________________ que um _____________________. (Conserto / Concerto)
c)   Todos eles ___________________ o prazer de bela melodia. (Fruem / Fluem)
d)   Todos queriam ________________ para _______________________ quanto custava aquele aparelho. (Apreçar / Apressar)
e)   Nas festas de São João, é comum _____________________ balões e vê-los ______________________. (Ascender / Acender)
f)   Os presos foram recolhidos a suas _____________________. (Celas / Selas)
g)   Segui a _____________________ médica, mas não obtive resultados. (Proscrição / Prescrição).

17)  Indique a única sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a)  Fanatizar – analisar – frizar.
b)  Fanatisar – paralisar – frisar.
c)  Banalizar – analisar – paralisar.
d)  Realisar – analisar – paralizar.
e)  Utilizar – canalisar – vasamento.

18) Assinale a única opção em que aparece uma palavra que não é antônima das demais, considerando-se o termo grifado da série.

a) sossego: agitação, preocupação;
b) notório: desconhecido, ignoto;
c) negligente: aplicado, diligente;
d) livre: preso, medroso;
e) meritório: indigno, desprezível.


19) Assinale o único exemplo cuja lacuna deve ser preenchida com a primeira alternativa da série dada nos parênteses:

a) estou aqui _______ de ajudar os flagelados das enchentes; (afim-a fim).
b) a bandeira está ________ ; (arreada - arriada).
c) serão punidos os que ________ o regulamento. (inflingirem-infringirem).
d) são sempre valiosos os ________ dos mais velhos; (concelhos-conselhos).
e) moro ________ cem metros da praça principal. (a cerca de - acerca de).

20) A frase que se completa com a primeira forma colocada entre parênteses é:

a) até hoje não se abriu nenhum _________ quanto ao assunto; (procedente-precedente).
b) se enganos houve, que sejam prontamente __________ ; (ratificados - retificados).
c) os bombeiros andavam às voltas com o __________ perigo; (eminente - iminente).
d) as rosas deixaram uma suave __________ no ar; (flagrância - fragrância).
e) a atitude do aluno ________ o regulamento. (infringiu- inflingiu).



Gabarito:

1) B     2) D      3) C      4) A      5) A    6)  A       7) D      8) C        9) B     10) C     11) D    12) C  13) D    14) A      15) A 16) a. infestou        b. conserto / concerto       c. fruem          
d. apressar / apreçar       e. acender / ascender        f. celas           g. prescrição
17) C     18) D     19)  E     20) E

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Termos acessórios da oração e vocativo exemplos e questões

Termos acessórios da oração

Os termos acessórios da oração são o adjunto adnominal, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo. E o que significa esses termos? Vejamos:

Adjunto adnominal

O adjunto adnominal é o termo acessório que determina, especifica ou explica um substantivo. É uma função adjetiva, pois são os adjetivos e as locuções adjetivas que exercem o papel de adjunto adnominal na oração. Também atuam como adjuntos adnominais os artigos, os numerais e os pronomes adjetivos.

Os adjuntos adnominais não determinam ou especificam o nome. Eles apenas conferem uma nova informação ao nome e por isso são chamados de modificadores.

Exemplos:
   O poeta inovador enviou dois longos trabalhos ao seu amigo de infância.
   O passeio era demorado e filosófico.

Mas, não faça confusão com o predicativo:

É importante notar que o adjunto adnominal pode estar em qualquer parte da oração e dá uma característica constante ao substantivo. Já o predicativo só se encontra no predicado, e dá uma característica momentânea ao substantivo. Podemos diferenciar um do outro substituindo a estrutura sintática por -o, -os, -a, -as. Veja os exemplos:
   
 Busquei o livro velho. --> Busquei-o.

Note que a estrutura o livro velho pode ser substituída por -o. Isso caracteriza o adjunto adnominal.
    
 Considero sua decisão triste. --> Considero-a triste

Note que a estrutura sua decisão triste não pode ser substituída inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso é o predicativo do objeto, pois se refere ao substantivo decisão.
E também não confunda com o complemento nominal:

É comum as pessoas fazerem confusão ao tentar classificar essas estruturas sintáticas. Uma dica é sempre notar que o adjunto adnominal só trabalha para o substantivo (concreto ou abstrato), enquanto o complemento nominal pode trabalhar para o substantivo abstrato, adjetivo e advérbio. Quando uma estrutura que se está em dúvida quanto sua classificação estiver trabalhando para um adjetivo ou advérbio, certamente será complemento nominal.

Quando a estrutura estiver relacionada a um substantivo, basta olhar se este substantivo "existe" sem o auxílio de um complemento. Se existir, a estrutura é classificada como adjunto adnominal, se não, complemento nominal. Vejamos exemplos:
   
 necessidade de atenção – note que necessidade não "existe" sem o complemento de "de atenção". Isso caracteriza o complemento nominal;
  
 chuva fria – note que chuva "existe" sem complemento, fria pode ser retirado, sem alterar o significado do substantivo. Isso caracteriza o adjunto adnominal.
E complemento nominal sempre vem com uma preposição.

Adjunto adverbial

É o termo que expressa circunstâncias de modo, tempo, lugar, dúvida,intensidade, meio, finalidade, concessão, causa, companhia etc.. Correspondente ao advérbio, modifica o sentido de um verbo, um adjetivo ou mesmo de um advérbio. Exemplo: Choveu ontem.

O termo grifado, sob uma análise sintática, é um adjunto adverbial, visto que complementa um verbo intransitivo, de sentido pleno, que no caso é o verbo "chover". Já numa análise morfológica, o termo ontem passa a ser categorizado como um advérbio composto pela própria palavra, ou seja, os adjuntos adverbiais tem que ter obrigatoriamente um verbo.

Classificação dos adjuntos adverbiais

Os adjuntos adverbiais podem ser classificados em:

Acréscimo: ALÉM DE CANSAÇO, sentia profunda tristeza.
Afirmação: SIM, REALMENTE irei partir.
Assunto: Falaram SOBRE MULHERES.
Causa: Os camponeses pobres morrem DE FOME
Companhia: Fui à praia COM MINHA NAMORADA.
Concessão: Voltaram APESAR do escuro.
Condição: Não saiam sem meu consentimento.
Conformidade: Ela Fez tudo CONFORME O COMBINADO.
Direção: Atirou para CIMA.
Dúvida: TALVEZ ninguém consiga seus objetivos.
Efeito: Sua atitude redundou em prejuízos.
Exclusão: Todos se foram, MENOS ELES.
Finalidade: Compre revistas instrutivas PARA LEITURAS PRÓSPERAS. 
Instrumento: Cortou-se com A FACA.
Intensidade: Correu DEMAIS.
Limite: Andava atabalhoado do QUARTO À COZINHA.
Lugar: Estavam EM CASA.
Matéria: Compunha-se DE SUBSTÂNCIAS ESTRANHAS.
Meio: Todos foram DE ÔNIBUS ao comício.
Modo: Olhou ATENTAMENTE.
Negação: NÃO vá embora.
Oposição: Voltou contra o próprio partido.
Ordem: Terminou em TERCEIRO LUGAR na corrida.
Preço: Comprei tudo por DEZ REAIS.
Substituição ou troca: Abandonou seus pontos de vista POR PRIVILÉGIOS ECONÔMICOS.
Tempo: Chegaram AGORA?

Aposto
O aposto é um termo acessório que permite ampliar, explicar, desenvolver ou resumir a ideia contida num termo que exerça qualquer função sintática. Exemplo:

Ontem, quarta-feira, passei o dia trabalhando.

Quarta-feira é aposto do adjunto adverbial de tempo ontem. Dizemos que o aposto é sintaticamente equivalente ao termo que se relaciona porque poderia substituí-lo:

Quarta-feira passei o dia trabalhando.

Classificação do aposto

Existem cinco tipos de aposto: O aposto explicativo, o aposto enumerativo, o aposto especificativo, o aposto distributivo e o aposto oracional. Na norma culta é permitido utilizar qualquer um dos apostos também entre parênteses ou entre dois travessões. Vejamos cada um desses apostos:

Aposto explicativo

É aquele que explica o termo anterior. 

Exemplo:  A linguística, ciência das línguas humanas, permite-nos interpretar melhor nossa relação com o mundo.

Aposto enumerativo

É aquele utilizado para enumerar dados relacionados ao termo anterior. 

Exemplos: A Jennifer possui três blogs: Dicas de informática, Notícias do esporte e Curso online de espanhol.
                    A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, arte, ação.

Aposto especificativo

É aquele que especifica um lugar. Pode ser utilizado sem vírgulas.

Exemplo: O melhor carnaval é o do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

Aposto distributivo

É aquele que distribui as informações de termos separadamente. Geralmente utilizado com ponto e vírgula.

Exemplo: Jennifer e Raul escrevem blogs; esta no Dicas online, e aquele, no Esportes News.

Aposto oracional

É o aposto que possui um verbo. 

Exemplo: Desejo uma única coisa: passar de ano.

Aposto recapitulativo (resumidor)

É o aposto que recapitula toda a oração.

Exemplo: Fantasias, suor e sonho, tudo isso forma o carnaval.

Aposto comparativo

É o aposto que compara. Geralmente entre vírgulas.

Exemplo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

Vocativo

É um termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.
A função de vocativo é substantiva, cabendo a substantivos, pronomes substantivos, numerais e palavras substantivadas esse papel na linguagem.

Exemplos:
            "Tenho certeza, amigos, que isso vai acabar bem."
            "Ide lá, rapazes!"
            "Maria,venha cá."

Saiba distinguir vocativo e aposto

- O vocativo não mantém relação sintática com outro termo da oração.

Exemplo:

Paulo, vá se arrumar vamos ao shopping.
Vocativo

- O aposto mantém relação sintática com outro termo da oração.
Exemplo:

Pelé, rei do futebol, foi entrevistado ontem.
Sujeito     Aposto

Fontes: www.mundovestibular.com.br/
            www.pciconcursos.com.br

Questões de vestibulares e concursos sobre adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo

1) Classifique os complementos verbais das frases a seguir, numerando, convenientemente, os parênteses:

objeto direto
objeto indireto
objeto direto e indireto
predicativo do sujeito
adjunto adverbial

(     ) Enviei uma carta ao presidente da Associação.
(     ) Ninguém é feliz aqui.
(     ) Carla chegou em casa.
(     ) Assistimos ao filme “Eclipse” na sessão das 15h.
(     ) O taxista bateu o carro.

A sequência correta é:

a)  3-4-5-2-1
b)  4-3-5-1-2
c)  3-5-4-2-1
d)  3-4-1-5-2
e)  4-3-1-5-2

2) (PUC – SP) “Um dia deu-me sono como a qualquer criança”. (Fernando Pessoa)

As palavras em destaque são, respectivamente:

a)  adjunto adverbial – adjunto adverbial.
b)  objeto indireto – sujeito.
c)  objeto indireto – objeto indireto.
d)  objeto indireto – objeto direto preposicionado.
e)  objeto direto – objeto direto.

3) (FMU-SP)

“Tinha grande amor à humanidade”.

“As ruas foram lavadas pela chuva”.

“Ele é rico em virtudes”.

As palavras em destaque são, respectivamente:

a)  complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal.
b)  objeto indireto, adjunto adverbial, adjunto adverbial.
c)  complemento nominal, agente da passiva, objeto indireto.
d)  objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto.
e)  N.D.A

4) (UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.

“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.

Os termos destacados, quanto à  função sintática, são, respectivamente:

a)  complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.
b)  objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal.
c)  adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
d)  complemento nominal – complemento nominal – objeto indireto.
e)  complemento nominal – adjunto adnominal – objeto indireto.

5) (Instituto Champagnat) Os termos destacados estão corretamente classificados, exceto em:

a) (     ) Ficaram encantados com sua gentileza – objeto direto
b) (     ) Com as mãos no rosto, parecia petrificado – predicativo do sujeito 
c) (     ) Quanto tempo perdido em brincadeira! - Adjunto adnominal
d) (     ) Procurava alívio para seus sofrimentos – complemento nominal
e) (     ) A mim, pobre infeliz, todos abandonam – aposto.

6)  (Unimep – SP) Em:  “... as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite”, os termos destacados são, respectivamente: 

a)  Adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria.
b)  Predicativo do sujeito e adjunto adnominal
c)  Adjunto adnominal e complemento nominal
d)  Adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal
e)  Predicativo do objeto e complemento nominal.

7) (UFSC) Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal:

a)  “… anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”

b)  O peixe cai-lhe na rede.
c)  Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
d)  Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.
e)  Sim, alguém lhe propôs emprego.

8) (UFSE) Identifique a alternativa em que todos os dois termos destacados têm a função de adjunto adnominal.

a)  As funcionárias estavam absolutamente impossibilitadas de reagir.

b)  Traga-o até aqui, com todas as bagagens.
c)  Belíssimas gravuras foram vendidas por eles.
d)  Eles chegaram muito tarde e jantaram sozinhos.
e)  Os pareceres dos técnicos lhe foram plenamente favoráveis.

9) Na oração: “Um dia um tufão furibundo abateu-se pela raiz”, um dia é:

a) sujeito
b) adjunto adnominal
c) adjunto adverbial de tempo
d) adjunto adverbial de modo
e) n.d.a

10) Na oração “Não foi aceita por mim a recompensa oferecida”, os termos “por mim” e “recompensa oferecida” são, respectivamente:

a) sujeito e agente da passiva.
b) agente da passiva e sujeito.
c) adjunto adverbial de instrumento e objeto direto.
d) objeto direto e sujeito
e) adjunto adverbial de modo e sujeito.

11) (UPR) Em 'Ele morreu de fome', a expressão sublinhada classifica-se como:

a) adjunto adnominal
b) aposto
c) adjunto adverbial
d) vocativo

12) Classifique o termo em destaque em adjunto adnominal, adjunto adverbial ou complemento nominal:

a) TALVEZ vá hoje ao Banco.
b) Nos dias de eleição é proibida a venda de BEBIDAS ALCOÓLICAS.
c) Caiu a produção DE LEITE.
d) A produção DO OPERÁRIO aumentou este mês.
e) O encontro DOS AMIGOS foi emocionante.
f) A preocupação COM A JUSTIÇA deve ser um dever DE TODOS.
g) Prezo muito a amizade DE MEU PAI.
h) A bebida ALCOÓLICA é prejudicial à saúde.
i) Ela tem orgulho DO FILHO.
j) NO MUSEU, vimos uma bonita exposição de arte.
l) A paisagem DO CAMPO surpreendeu os viajantes
m) Foi morto A FACADAS.
n) Fez grandes investimentos EM TERRAS.
o) Foi ao Shopping COM O AMIGO.
p) Todos bateram palmas, EXCETO ANTÔNIO.
q) A mercearia DO SEU JOÃO foi fechada pelos fiscais.
r) A assistência ÀS AULAS tem sido normal.
s) Quantas peças passaram BEM, NOS TESTES?
t)  Ele era UM rapaz muito pobre.

13) Informe se o termo em destaque é vocativo ou aposto:

a) "Paranapiacaba, UMA VILA FERROVIÁRIA CONSTRUÍDA PELOS INGLESES, transporta para as matas atlânticas um pouco da Inglaterra do tempo da rainha Vitória." (Folha de S. Paulo)
b) TURISTA, escolha uma excursão e conheça o Brasil de norte a sul.
c) OI GENTE, está na hora de sairmos.
d) ALÔ BRASIL, a partir de agora transmitiremos o jogo inicial do Campeonato Mundial de Basquete Feminino.

14) Informe se o termo em destaque é vocativo ou aposto:

a) Ó DE casa! Tem gente aí?
b) Os que chegam a São Paulo já podem contar com o guia de compras, UM NOVO TIPO DE PROFISSIONAL, que auxilia as pessoas na sua ida às lojas.
c) "PAI, afasta de mim esse cálice (Chico Buarque)
d) "Já me sinto esgotado
E cansado de pensar, MEU DEUS." (Fr. Santana)

15Assinale a alternativa em que o termo grifado é adjunto adnominal:

a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
b) Ela é uma fera maluca.
c) Ela é maluca por lambada nacional.
d) Não tenho medo da louca.
e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.
16) (FMU) Observe os termos destacados na passagem: "O rio vai às margens. Vem com força de açude arrombado." Os termos destacados são, respectivamente:

a) predicativo do sujeito e adjunto adnominal de modo
b) adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal
c) adjunto adverbial de lugar e adjunto adverbial de modo
d) adjunto adverbial de modo e complemento nominal
e) adjunto adverbial de lugar e complemento nominal.

17) (UFMG) A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília,
 tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.

a) (  ) vocativo
b) (  ) sujeito
c) (  ) aposto
d) (  ) adjunto adnominal

18) Destaque o aposto referente às seguintes orações:

a) Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália
b) Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
c) Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
d) São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
e) Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes.

19) Aponte o vocativo nos casos abaixo:

a) Tenha esperança, meu filho! Não desanime!
b) Tome cuidado, garoto! Poderás se machucar.
c) Ó Pai, obrigada por proteger-me.  
d) Amigo, posso pedir-lhe um favor? 
e) Participem todos da comemoração, caros colegas!

20)  (CESCEA) Assinale a alternativa que contenha vocativo:

   
a) Choraram amargamente o seu destino.      d) Os doces comi, as frutas e algo mais.
b) Nós, os verdadeiros patriotas...                   e) Beijo-vos as  mãos, senhor rei.
c) Eu vou! 

21) (FTM-ARACAJU) Das expressões sublinhadas abaixo, com as idéias de tempo ou lugar, a única que tem a função sintática do adjunto adverbial é:
      
a) "Já ouvi os poetas de Aracaju".
b) "atravessar os subúrbios escuros e sujos".
c) "passar a noite de inverno debaixo da ponte".
d) "Queria agora caminhar com os ladrões pela noite".
e) "sentindo no coração as pancadas dos pés das mulheres da noite".

22 (BB) "Ande ligeiro, Pedro".
            
a) sujeito               b) objeto direto                  c) vocativo        
       d) aposto                      e) adjunto
    

Gabarito:

1) A     2) C      3) A      4) E      5) A       6) D          7) B          8) E       9) C      10) B        11) C
12) a) adjunto adverbial         b) complemento nominal         c) complemento nominal
d) adjunto adnominal             e) adjunto adnominal     f) complemento nominal; adjunto adnominal
g) adjunto adnominal            h) adjunto adnominal      i) complemento nominal      
j) adjunto adverbial        l) adjunto adnominal       m) ajunto adverbial       n) complemento nominal
o) adjunto adverbial        p) adjunto adverbial       q) adjunto adnominal    r) complemento nominal
s) adjunto adverbial; adjunto adverbial          t) Adjunto adnominal
13)  a) aposto     b) vocativo       c) vocativo     d) vocativo
14) a) vocativo      b) aposto        c) vocativo      d) vocativo
15) C       16) E       17) A       
18) a) França, Alemanha e Itália.                       b) Uma importante escritora da literatura.      
c) O inventor do 14 Bis.          d) A maior metrópole brasileira.         e) Dia de Tiradentes.
19)  a) Meu filho          b) Garoto        c) Ó Pai          d) Amigo          e) Caros colegas
20) E    21) D    22) C